
A revisão do benefício de aposentadoria é um direito do segurado da Previdência Social.
De tanto que se falou na tese da Revisão da Vida Toda, ficou no imaginário popular a impressão que esta é a única revisão a que se tem direito.
Há aí um ledo engano.
Primeiro porque a Revisão da Vida Toda só beneficiará um número relativamente pequeno de aposentados.
Depois, porque a revisão com base em erros cometidos pelo INSS ao realizar os cálculos de aposentadoria, podem beneficiar um bem maior de segurados, de tantos que são os erros na carta de concessão.
Somente por causa da grande repercussão na mídia, é que ficou muito famosa a chamada Revisão da Vida Toda.
Sem dúvida, esta é uma revisão importante, mas é necessário que fique se diga que esta nem é a mais importante, menos ainda é a única possibilidade de revisão.
Registre-se que qualquer aposentado ou aposentada que esteja em gozo de benefício há menos de 10 anos , pode requerer revisão de sua aposentadoria.
Pouco se fala que o INSS pode errar nos cálculos da aposentadoria e por isso poucos sabem dessa possibilidade de revisão.
Por outro lado, é comum aposentados reclamarem que contribuiam com um valor elevado, quando na ativa, e recebem um valor muito aqúem quando aposentados.
Isto é motivo para se investigar se não é caso de revisão em função de erros de cálculo.
Nestes casos, é importante procurar um especialista em aposentadorias para avaliar a carta de concessão do beneficio, e se for o caso, propor ao INSS uma revisão com vistas a aumentar o valor da aposentadoria.
Se você, aposentado ou aposentada, desconfia que a sua aposentadoria está com um valor abaixo o que deveria ser, é hora de procurar um profissional para realizar os cálculos e, se viável, requerer uma revisão que aumente o valor de sua aposentadoria.
...
Pois fique de olho e procure seus direitos!